Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Italeri 1/48 F-5E

Segue para apreciação dos colegas de hobby mais um kit que sai da caixa para as prateleiras, dessa vez um F-5E da Italeri na escala 1/48.




Os decais utilizados FCM, versão da FAB do 1o GAvCa, esquadrão Jambock sediado na base aérea de Santa Cruz (RJ). O padrão de pintura é o camuflado, típico do usado no Vietnã.



No cockpit utilizei um set em resina.





Para esse kit tive que proceder a algumas adaptações e acréscimos:
Barbatana dorsal, que abriga o radiogoniômetro, feita de pedaços de sprue;
Antena de VHF, retirada de um kit da Revell;
Antena Sky-spot, feita de fio de cobre ;
Sonda destacável de reabastecimento em vôo (não retrátil), feita de um pedaço de sprue e de uma parte de um kit de um Crusader;
Sonda de temperatura, feita de fio de cobre;
Luz anticolisão em cada lado da deriva feito de pet pintado;
Luz de posição das asas em sprue transparente pintado;
Luz de navegação das laterais das entradas de ar em sprue transparente pintado.




Como sempre a parte mais chata ficou com a junção, emassamento e lixamento das asas com a fuselagem. Ainda não consegui chegar num ponto adequado, para zerar as imperfeições e perdas das linhas de relevo.
A pintura também tem sido difícil, pois continua a descascar facilmente com o uso de fita para mascaramento. Esse problema tem sido recorrente desde que passei a utilizar um primer genérico, e acredito que não seja questão de lavagem do kit ou a necessidade de seladora antes do primer. Vou trocar esse primer pelo da Albedo na próxima montagem, pois o utilizei uma vez e não tive esse problema. A camuflagem fiz toda com massa prit tak, utilizando fita Tamiya somente no canopy. No mais, até que o resultado da pintura ficou razoável.




















A minha coleção de kits de aviação militar da FAB encerrou, isto é, ainda falta um Mirage 2000C (tenho um kit da Eduard na 1/48), porém não tenho conseguido os decais. Tenho também um Xavante, mas não foi montado por mim, um colega que fez.













Planejo montar logo logo um F-86 da Monogram também na 1/48, porém agora vou dar uma pausa nas montagens e iniciar um novo experimento com um kit diferente, uma empreitada rumo ao desconhecido, à fronteira final: o espaço! Uma nave Enterprise da Bandai na escala de 1/850. Esse kit já vem todo pintado e com iluminação interna. Vai ser uma nova viagem, bem diferente de tudo que já montei, depois passo minhas impressões acerca do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário