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sábado, 15 de janeiro de 2011

Italeri 1/72 Jas-39 Gripen - Primeiro Kit Montado

Considerações sobre a montagem do kit:

Antes de mais nada é importante salientar que a escala escolhida, 1/72, para início no hobby, não foi aleatória, tendo em vista o grau de dificuldade menor, no que concerne ao detalhamento, a quantidade de peças e a dimensão do kit.

1-Utilizei White Putty da Squadron, e realmente é um dos momentos mais chatos da montagem, é para se ficar realmente puttys da vida! Emassar, lixar, pintar com primer, lixar, e repete tudo novamente. No meu caso foram umas quatro operações dessas. Tive muita dificuldade em visualizar e conseguir superfícies regulares nas junções. Talvez eu tenha utilizado excesso de putty. A verificação das irregularidades da superfície fica melhor ao se observar no sol, após se lixar o putty. O primer também serve para identificar bem as imperfeições, porém pode inventar primer! O que eu usei, o da Albedo, de 60 ml, vai direto no aerógrafo sem diluição, porém como eu usei quatro demãos, após toda a operação do uso de putty (emassar, lixar, primer, lixar, emassar...), praticamente acabou-se a embalagem, achei que não tem um bom rendimento. Em algumas partes do avião a superfície ficou caroçuda, talvez por algum erro meu na aplicação. Na verdade a superfície fica áspera na sua grande totalidade, excetuando-se alguns locais como o bico do avião. Há a necessidade de se lixar antes da aplicação da tinta propriamente dita. A grande vantagem desse primer é o tempo de secagem, quase imediato, porém nesse ritmo de consumo irei precisar de toneladas desse produto para montar minha coleção de dezoito kits escala 1/48. Irei pesquisar outras alternativas de primer.

2-As tintas Metalizer Model Master não necessitam de diluição para uso no aerógrafo, muito menos de primer antes da aplicação. Não tive problemas quanto à aderência ao plástico, quando pintei as turbinas do avião, aliás, foi o meu primeiro teste.

3-A tinta automotiva que usei foi a MDK, diluída com thinner Tozan 2137. Dá para aplicar direto com aerógrafo, sem diluir, mas no intuito de se economizar vai bem o solvente. Não tive problemas na aplicação desse produto, porém quando vai finalizando a tinta no copinho é danado para dar umas cuspidinhas.

4-Utilizei também tinta esmalte da Humbrol em algumas partes do avião, tipo cockpit, trens de aterrissagem, porém a cor branca é uma droga, não permite uma boa cobertura.

5-O canopy teve que ser lixado para eliminar a linha central da bolha, oriunda da moldagem do mesmo, e ainda não teve um bom encaixe ao cockpit do kit, apresentando falhas na junção.

Praticamente tudo que consegui a respeito de montagem de kits foi junto ao fórum da Webkits, e pesquisas na internet. Só tenho a agradecer a todos vocês que compartilharam seus conhecimentos e experiências. No mais foi isso, sem muito detalhamento, com muitas falhas, mas foi dado o pontapé inicial, e agora é dar continuidade, buscando se aperfeiçoar.

Version Swedish Air Force Development A/C
Medium Grey FS 35237
Light Ghost Gray FS 36375

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