Seguidores

sábado, 15 de janeiro de 2011

Monogram 1/48 F-80 C

Segue meu segundo kit montado, dessa vez um F-80C 1/48 da Monogram, versão da FAB do 1o / 4 o GAv, esquadrão Pacau sediado na base aérea de Santa Cruz (RJ). O padrão de pintura é o alumínio FS 17178, detalhes em vermelho brilhante glossy red FS 11310, decais FCM.

Monumento em pedestal defronte ao acesso à Base Aérea de Fortaleza - BAFZ


Infelizmente tive muitos problemas na montagem - fato esse que não aconteceu com a montagem do meu modelo anterior na 1/72 - a começar pela junção das peças das partes traseira e dianteira da fuselagem do kit, cujo encaixe traseiro ficou bastante saliente em relação ao dianteiro, o que ocasionou a necessidade do uso de muito putty, lixa e re-scribbing posterior para refazer a linha da junção.

Depois tive problemas com a tinta automotiva, que descascou em alguns locais quando da retirada da masking tape, acarretando a perda de todo o trabalho de pintura, que teve que ser refeita, não sem antes descascar todo o modelo na mão. Segundo orientações do fórum Webkits, uma das possíveis causas da tinta descascando poderia ser a ausência de limpeza prévia do kit (lavar para desengordurar) visto tratar-se de modelo antigo (os novos kits não tem essa necessidade). Resolvi não lavar o kit e pintar com metalizer Model Master diretamente no plástico, sem o uso de primer.

Tive que adaptar também o tanque de combustível nas extremidades das asas, de um kit do caça tornado. Finalmente para completar ainda tive problemas com alguns itens que aproveitei do decal original do modelo, que apresentaram um aspecto amarelado (também pudera com a idade do kit).

Acredito que apesar dos pesares, a experiência serviu como mais um processo de aprendizagem, e entre erros e acertos, quem sabe melhore um pouquinho na minha próxima montagem.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário